Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Semana LIXO ZERO

Semana LIXO ZERO

por ttb publicado 16/10/2019 15h25, última modificação 17/10/2019 10h05

Semana Lixo Zero convida moradores de Ituiutaba e de outras cidades do país a refletir sobre a geração excessiva de resíduos. Em Ituiutaba, a ação terá mutirões, oficinas e rodas de conversas de 18 a 27 de outubro. O evento envolverá mais de 100 cidades brasileiras e de outros dois países.
Ituiutaba será palco de um dos mais variados eventos que visa a instigar a sociedade a refletir sobre como lidar com a geração excessiva de resíduos. Trata-se da Semana Lixo Zero, a ser promovida de 18 a 27 de outubro. A ação é uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil, com realização da Associação Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Este ano, o evento vai ocorrer simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras e outros dois países – Moçambique e Portugal.  O objetivo da Semana é disseminar o conceito lixo zero e trazer luz e visão crítica à geração de resíduos, em diferentes escalas. A partir disso, a iniciativa prevê empoderar a sociedade e dar visibilidade às boas práticas da cidade rumo ao Lixo Zero por meio da
sensibilização, educação, redução, reúso, reciclagem, compostagem, redesign e arranjos produtivos locais.
Em Ituiutaba, a Semana Lixo Zero tem o apoio da BP Biocombustíveis e Laticínio Canto de Minas, Green Ambiental, Nestlé, e outras organizações que acreditam nessa causa. O trabalho contará com parceiros como lideranças populares, artistas, oficineiros, palestrantes, sociedade em geral, além de instituições como escolas, órgãos públicos, universidades, creches, empresas e entidades.
Eixos temáticos
Os eventos da Semana Lixo Zero em Ituiutaba vão oferecer mutirões, oficinas, rodas de conversas, happy hours e até um pimpex voltado para catadores informais da cidade. As ações serão desenvolvidas sob três eixos temáticos: hierarquia dos resíduos; rede e infraestrutura; e dinheiro público, legislação e governança. A Hierarquia dos resíduos, pautada pela Lei  2.305, apresenta formas de redução, reúso e reciclagem que incentivem a população a apurar o olhar crítico e desenvolver ações conscientes em relação a Rede e infraestrutura mostra o que Ituiutaba já tem, como aterro sanitário, Copercicla - Cooperativa de Reciclagem, a rede de catadores informais e as destinações específicas, como as de pilhas e baterias, lâmpadas, embalagens de óleos lubrificantes, eletroeletrônicos e demais. As discussões acerca desse tema visam propor formas de organização que valorizem ainda mais o que há disponível. Já o eixo Dinheiro público, legislação e governança; observa as responsabilidades dos gestores públicos, o IPTU Lixo Zero, a cobrança para o grande gerador, a
responsabilidade compartilhada, a logística reversa, entre outras questões ligadas à governança dos resíduos sólidos, pautadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Uma questão de perspectiva A Semana Lixo Zero proporciona o acesso a um novo entendimento em relação ao sistema atual de gestão de resíduos e o almejado, no qual processos novos são criados
para atender a demanda de valorização de materiais que se tornam rejeitos e causam malefícios financeiros, sociais e ambientais para a sociedade. O evento é objeto da Lei 4.520 de 14 de setembro de 2017, que institui no município de Ituiutaba a Semana Municipal Lixo Zero e dá outras providências.

Agenda e programação:
Todos os eventos estão disponíveis pela agenda no Facebook e Instagram da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero. Por meio da programação é possível participar e aderir a práticas reflexivas sobre geração de resíduos.
Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos acontecimentos.
FACEBOOK.com/plataformaituiutabalixozero
INSTAGRAM: @plataformaituiutabalixozero

Indicação de pauta e porta-voz:
Estamos a disposição para indicar eventos específicos para cobertura e entrevista com porta vozes de patrocinadores e parceiros realizadores. Consulte nossa programação anexa e manifeste seu interesse.
Agradecemos a disponibilidade, o interesse e a parceria para cobertura e divulgação de agenda cuja relevância é especial.

Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos,

Alice Drummond - Diretora Plataforma Ituiutaba Lixo Zero - 34. 99690 1979
Ivana Fontenelle - Coordenadora de Produção Semana Lixo Zero - 73. 999414004

Semana Lixo Zero Ituiutaba 2019
18 a 27 de outubro
Confira nossa programação nas redes:
FACEBOOK.com/plataformaituiutabalixozero
INSTAGRAM: @plataformaituiutabalixozero

error while rendering plone.comments

 

 

 

 

 

 

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6