Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ituiutaba Sedia Encontro da ABRACAM

Ituiutaba Sedia Encontro da ABRACAM

por ttb Nayara Pinheiro — publicado 07/06/2018 14h55, última modificação 13/09/2018 14h18

A Câmara Municipal de Ituiutaba sediou na tarde desta quinta-feira (06/06), encontro do Projeto Vereadores no Comando, organizado pela ABRACAM (Associação Brasileira de Câmaras do Brasil). O evento recebeu legisladores do pontal, os presidentes das Câmaras de Uberlândia e de Uberaba, Alexandre Nogueira e Luiz Humberto Dutra, além do Dr. Rogério Rodrigues da Silva, presidente nacional da ABRACAM e Luiz Henrique Kirchner, Cientista Político e Diretor Nacional de Assuntos Estratégicos da ABRACAM.

O presidente da Câmara de Ituiutaba abriu o evento cumprimentando todos os presentes e manifestou satisfação em ter participado do lançamento do projeto no ano passado e também em ter a ABRACAM hoje como parceira. Salientou os tempos turbulentos vividos no cenário político/econômico e a importância da união da classe de vereadores de Ituiutaba, como de toda região, atuando juntos e levando os interesses da população aos representantes dos governos estadual e federal. “Hoje cerca de 70 legisladores fazem parte de nossa micro região do pontal, sem querer parecer sonhador em querer revolucionar a política nacional, mas se unirmos e levarmos as nossas demandas aos deputados da região, fazendo coro sobre estas necessidades, daremos um outro peso à estas solicitações, aumentando as chances em sermos atendidos em nossas reivindicações”, salientou Odeemes.

Em seguida o Prefeito de Ituiutaba, Fued José Dib, ressaltou a importância da parceria entre os poderes na gestão da Administração Pública, além de defender a união entre municípios. “Eu entendo que a Administração Pública não é, e não pode ser obra apenas dos executivos. Ela precisa ser obra também dos legislativos. Sem uma atuação permanente, voltada para o interesse público e esclarecida dos legislativos; seja Câmara Municipal, Assembleia Legislativa ou Câmara Federal, nós não teremos um regime verdadeiramente democrático. Pois é o legislativo que representa o povo” disse o prefeito que ainda completou. “Ituiutaba quer ser uma cidade participativa e ajudar a surgir uma política regional. Não há um município que prospere sem que prospere com ele os que estão mais próximo” concluiu o chefe do executivo municipal.

Dando sequência o presidente nacional da ABRACAM, Dr. Rogério Rodrigues da Silva, falou sobre o ‘Vereadores no Comando’ e relatou que Ituiutaba é a primeira cidade a receber este projeto que percorrerá o estado buscando a troca de experiências entre os legisladores. Silva destacou ainda a representatividade da Casa de Leis Tijucana e a atuação do presidente da Câmara de Ituiutaba. “A Câmara Municipal de Ituiutaba está muito bem representada pelo seu presidente que tem tomado iniciativas que vão ao encontro com aquilo que realmente é a inspiração do povo brasileiro. Nós temos aqui um político eticamente correto, para começarmos a construir ‘o vereador’ eticamente correto e o Odeemes tem dado grande exemplo disso, de que nós vamos conseguir cumprir com esta nossa missão que é a de servir bem a população”, declarou o presidente da ABRACAM.

Representando a cidade de Uberaba, Luiz Humberto Dutra, que é vice presidente da ABRACAM e presidente da Câmara Uberabense parabenizou a iniciativa do projeto e defendeu que atuação política deve ser pautada não por bandeiras partidárias, mas sim pelos ideais éticos de cada um. “Quem se propõe a estar na vida pública deve se fazer com honra, dignidade e com prazer em servir o próximo”.

O Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal e os Novos Desafios do Mandato do vereador

Tendo iniciado por Ituiutaba, o Projeto Vereadores no Comando excursionará por todo o estado de Minas Gerais com o objetivo de prover reflexões à cerca da atuação dos vereadores, bem como o fortalecimento da classe destes legisladores.

No evento realizado na tarde de ontem (06/06), o presidente da ABRACAM, Rogério Rodrigues da Silva, abriu discussão sobre os novos desafios do mandato do vereador falando sobre as dúvidas quanto ao que fazer, quando e como fazer, comuns principalmente aos vereadores de primeiro mandato. Em sua fala abordou também sobre as grandes preocupações que assolam a atuação do legislador; o que desvaloriza o seu trabalho, o que contribui para que a população tenha uma visão distorcida daquilo que é o poder legislativo municipal e das funções de um vereador e por último o papel fiscalizador do vereador em contraposição ao assistencialismo exercido hoje nas casas de leis municipais.

Em sua fala, Luiz Henrique Kirchner, Cientista Político e Diretor Nacional de Assuntos Estratégicos da ABRACAM, frisou sobre o desafio de recuperar a confiança política frente ao cenário de crise atual. Kirchner ressaltou, que em contraposição ao descrédito à figura do político, há hoje um movimento por parte da sociedade em geral em se informar e debater mais sobre política. No entanto, há ainda uma desinformação muito grande sobre os papeis desenvolvidos por cada um dos agentes políticos.

ASCOM- CÂMARA MUNICIPAL DE ITUIUTABAV

error while rendering plone.comments

 

 

 

 

 

 

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6