Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Corações Generosos com Mãos Solidárias

Corações Generosos com Mãos Solidárias

por Fernanda Beatriz/ Chefe de Ouvidoria da Câmara Municipal de Ituiutaba — publicado 28/06/2017 17h30, última modificação 29/06/2017 14h10
Em dias difíceis onde a solidariedade sequer faz estilo, quando deparamos com manifestos de doação seja qualquer for, acompanhada ainda de sorrisos estampados nos rostos, há uma surpresa imensa quase um choque. Há quem tenha presenciado tal manifesto comportamental me grandes centos como a exemplo: nos Hospitais do Câncer em Barretos, das Clínicas em Uberlândia; pessoas que passaram por alguns problema de saúde doando tempo em agradecimento pelo restabelecimento. Contudo, ver pessoas de forma isolada sem nenhum agrupamento em Ituiutaba, na entrega ao outro, para esta Ouvidora é novidade recebida com grande emoção. O voluntariado compartilha do pouco que tem, mas com a faculdade de transformar vida, digo, até mesmo resgatá-las. Ao presenciar o trabalho de anônimo no Pronto Atendimento de Ituiutaba, em 19 de junho de 2017, pode aferir que o bem mais precioso não é ter, mas ser. E, ser solidário com o próximo é dar de si, com marejar nos olhos de profunda gratidão, como se ao mesmo tempo o receptor lhe prestasse favor a quem dá. Aos que reclamam que nada podem fazer e não possuem bens suficientes para conceder benesses a outrem, também hão de espelhar em uma Senhora de meia idade, qual anda de um lado para o outro com um rosário desbotado nas mãos, mexia apenas os lábios entoando orações aos enfermos, em silêncio e, com aparência serena e de muita fé. Quando ainda tentava ler os lábios da Senhora Orante, surge uma adolescente acompanhada de uma jovem Senhora servindo sopa cujos ingredientes eram: de legumes, carnes, sorrisos com uma pitada de amor. Prestando atenção que a mesma ainda (a jovem senhora), dava alento aos acamados e familiares. Enquanto ambos sorviam do alimento, a mulher conversa com todos como velha conhecida sem preocupar com o tempo. Ao final da refeição, adentra na ala de internação, qual refiro desde o início, um rapaz que pela terceira vez no dia traz consigo, um café quentinho adoçado com sua voz calma e carinhosa, mas marcante. Não havia dito que pela manhã, foi o primeiro voluntário visto ainda na recepção, qual parecia funcionário da Unidade de Pronto Atendimento aquecendo o amanhecer frio dos convalescentes. Em linhas gerais, vale ressaltar que o ser humano tem jeito, tem caráter e também compaixão, seguido de compromisso com a vida em sua amplitude, pois a causa própria perdeu espaço, não é mais tolerada pelo mundo. A arte de doar ao nosso semelhante é a maneira mais eficaz de agir em benefício próprio, por que garantem nossos membros anônimos filantrópicos que o bem que recebem é maior que o cansaço que os envolvem já que todos doam tempo, oração, sopa, café e sorrisos, em horários fora de seus expedientes de trabalho e levam consolo aos que necessitam. Os heróis que tratam esse artigo prestam trabalho humanitário nas dependências da Unidade do Pronto Socorro Municipal de Ituiutaba e, são membros civis da sociedade tijucana desta cidade para orgulho de todos.