Convite
por Fernanda Beatriz/ Chefe de Ouvidoria da Câmara Municipal de Ituiutaba.
—
publicado
06/03/2017 15h30,
última modificação
07/03/2017 17h01
Próximo ao dia Internacional da Mulher, mesmo após algumas conquistas há grande necessidade de eliminar a posição dela como vítima, que se dão pelas discriminações socioculturais, raciais, políticas, dentre outras.
A ocasião também chama à reflexão do número elevado de mulheres ainda sofrem violência doméstica no País, mesmo depois da implantação da Lei Maria da Penha e das medidas protetivas de segurança que coíbem, mas não intimida seu agressor (cônjuge, namorado, amante e convivente em união estável).
Em linha tênue, verifica a "evolução" da mulher no mercado de trabalho. Considerando a desigualdade de gênero, observe que a mulher ocupando a mesma função, percebe renda inferior ao homem e, tende aumentar dependendo da etnia avaliada.
Tanto a violência, quanto as desigualdades são construções históricas, portanto, passíveis de ações e ou políticas públicas de desconstrução que visem à conscientização do indivíduo desde tenra infância que à mulher não cabe o papel da submissão e, sim da parceria, dedicação, amor, amizade e cumplicidade. Enfim, como ser pensante que detém capacidade igual ao do homem.
No Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Ituiutaba, após as 19:00 horas do dia 07/03/2016, comemora a data tão especial com solenidade idealizada pelas Vereadoras Cleidislene Conceição Silva e Gabriela Cesquim.