Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Municipal recebeu secretária de Saúde para esclarecimentos sobre o combate a covid-19 em Ituiutaba

por ttb publicado 14/04/2021 09h40, última modificação 14/04/2021 14h09

Reunião ordinária 12-04

Durante a reunião ordinária da última segunda-feira, 12, a Câmara Municipal de Ituiutaba recebeu a secretária e a subsecretária de Saúde, Sandra Barbosa e Isabella Cristina, respectivamente, onde o principal assunto foi para tratar sobre a covid-19.
Os vereadores aproveitaram a oportunidade e fizeram diversas perguntas, que foram sanadas pela secretária na ocasião.
Sanda Barbosa explicou que o município já recebeu, até no momento da reunião ordinária, 22.804 doses, onde 12.394 foram aplicadas a primeira dose e 4.013 usadas para a segunda dose. As vacinas até o momento foram direcionadas para idosos a partir de 67 anos, além de trabalhadores ligados a saúde do município e para instituições de longa permanência, que são instituições destinadas a cuidar de idosos. Poucas doses também foram designadas à força de segurança e salvamento e idosos entre 60 e 64 anos. As vacinas que não foram usadas até o momento, a secretária esclareceu que estão reservadas, seguindo o cronograma de vacinação, para as pessoas que receberam a primeira dose nos últimos dias. “Para a aplicação das vacinas, nós dependemos das doses que o Ministério da Saúde envia para o Governo do Estado, que posteriormente é repassada para os municípios. O problema da falta de vacina não é de Ituiutaba, é um problema nacional. Temos que unir forças para vencer isso. E que todos nós possamos entender e repassar de uma forma clara e correta para a população. A situação está crítica”, frisou.
Com o intuito de avançar na vacinação, Sandra disse que a que prefeita Leandra Guedes encaminhou um ofício para o governador Romeu Zema, bem como a Secretaria de Saúde endereçou um ofício para a Secretaria de Saúde do Estado, solicitando para que, no mínimo, um quantitativo das vacinas de segunda dose que ainda não foram usadas, sejam destinadas para a primeira dose daqueles que estão aguardando. Até o momento da reunião, a secretária enfatizou que ainda o Poder Executivo não havia obtido respostas sobre o ofício. “Nossa equipe está na secretaria e nas unidades de saúde trabalhando diuturnamente para servir melhor a população. Estamos esforçando para melhoria na vacinação e na prestação de serviço de excelência para a comunidade”, destacou.
O presidente da Câmara, Renato Moura, agradeceu todos os esclarecimentos que foram feitos no decorrer da reunião e reconheceu os esforços da secretária Sandra Barbosa e de toda equipe que está à frente combatendo a covid-19.