Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/10/2019 17h21, última modificação 23/03/2020 15h19
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Personalidades são homenageadas em uma das últimas sessões de 2020.

Personalidades são homenageadas em uma das últimas sessões de 2020.

por ttb — última modificação 21/12/2020 22h08

Encerrando as homenagens prestadas no ano de 2020, Câmara Municipal de Ituiutaba realizou nesse mês de Dezembro a entrega de Títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito, a pessoas e instituições que trabalham para o bem da população Tijucana. Todas as 4 indicações do Vereador Wellington Arantes Muniz Carvalho, foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores da casa. Entre os homenageados, o Ex - Vereador e atual Secretário de Planejamento do Município, Joseph Tannous, que recebeu o “Título de Cidadania Honorária”. Vereador Wellington Arantes fez questão de ressaltar os serviços prestados pelo ex colega a frente do legislativo e hoje na Secretaria do município. Agraciado com a mesma horária esteve o Gerente Geral da Agência da Caixa Econômica Federal de Ituiutaba, Marcus Vinícius Lima Otávio, pela excelência no trabalho realizado junto à instituição financeira. Com a condução da sessão pelo Presidente Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho) , Vereador Batuta entregou ainda para duas outras personalidades o “Título de Honra ao Mérito”. Por um motivo muito especial a homenagem foi para Segundo Pelotão Corpo de Bombeiros de Ituiutaba pelos seus 40 anos de instalação, entregue ao comandante, Tenente Luiz Donizete. Homenageado também pelos serviços prestados de forma profissional no cuidado com a vida das pessoas de Ituiutaba e região, o Sub Tenente Hamilton Fernandes dos Santos também esteve entre os homenageados. Esse foi o último evento de 2020. A Câmara Municipal entrou em recesso no dia 15 de dezembro de 2020, retornando com as sessões dia 02 de fevereiro 2021.

Personalidades são homenageadas em uma das últimas sessões de 2020. - Leia mais…

Câncer de pele

Câncer de pele

por ttb — última modificação 18/12/2020 11h40

O mês de dezembro, também conhecido como Dezembro Laranja, é o mês escolhido para conscientizar a população sobre o câncer de pele, que ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. O mais importante para não desenvolver a doença é a prevenção, que deve ser feita com o uso do protetor solar, chapéu, camiseta e guarda-sol, além de evitar a exposição ao sol no horário entre 10 e 16 horas. Procure um dermatologista em caso de lesões suspeitas! Câmara Municipal de Ituiutaba

Câncer de pele - Leia mais…

O Dezembro Vermelho

O Dezembro Vermelho

por ttb — última modificação 18/12/2020 11h38

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil teve um aumento de 21% no número de infecções pelo HIV desde 2010. Diante da alta nos índices de pessoas acometidas pelo vírus, o Governo Brasileiro criou o Dezembro Vermelho. Com a aprovação da lei n° 13.504, em 7 de novembro de 2017, instituiu-se uma campanha nacional de conscientização contra o vírus e a doença. A medida tem o objetivo de levar informações à população, por meio de propagandas, atividades e palestras informativas. O foco é fazer com que as pessoas compreendam a importância da prevenção e saibam como funciona o tratamento para essa infecção. Além disso, a campanha visa a diminuir o preconceito em torno dos portadores do HIV, que são constantemente marginalizados e pouco compreendidos.

O Dezembro Vermelho - Leia mais…

Vereadores aprovam em segundo  turno LOA exercício 2021.

Vereadores aprovam em segundo turno LOA exercício 2021.

por ttb — última modificação 17/12/2020 23h05

A Lei Orçamentária Anual foi enviada pelo executivo em setembro para apreciação do legislativo. Vencido prazo de envio de emendas, o projeto de lei CM 60/2020 no valor de R$ 503.228.661,00, foi aprovado em segundo turno pelos vereadores durante a última sessão ordinária do ano. As 7 emendas parlamentares apresentadas pelos vereadores, foram aprovadas chegando ao valor aproximados de 2 milhões de reais para orçamento 2021. Saúde, educação, turismo, desenvolvimento social, estão entre as áreas beneficiadas. Aprovadas por unanimidade pelos 15 vereadores presentes a sessão, mesmo resultado para aprovação da Lei Orçamentária Anual exercício 2021. Com valores distintos cada unidade orçamentárias tem seu teto de repasse previsto. Vale ressaltar que isso dependerá de diversos fatores, inclusive arrecadação do município diante das perdas em função da pandemia, para que os repasses sejam feitos. A Câmara Municipal entrou em recesso que terá período de 16/12/2020 a 31/01/2021.

Vereadores aprovam em segundo turno LOA exercício 2021. - Leia mais…

Novembro Azul

Novembro Azul

por ttb — última modificação 27/11/2020 20h41

Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para o homem. Especialistas do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão da Secretaria da Saúde, listaram alguns procedimentos que devem ser adotados para evitar doenças graves, como o câncer de próstata. Leia com atenção: – Autoexame dos testículos deve ser mensal Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares. – O exame físico da próstata (“toque”) passa a ser obrigatório após os 40 anos O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue. – Tabagismo é um grande vilão A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil. – Prevenção ajuda a viver mais e melhor Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal. Câmara Municipal de Ituiutaba

Novembro Azul - Leia mais…

Plenário da Câmara Municipal volta a ter acesso restrito.

Plenário da Câmara Municipal volta a ter acesso restrito.

por ttb — última modificação 27/11/2020 20h39

Em comunicado divulgado essa semana o Secretário Municipal de Saúde de Ituiutaba, Dr Wilian Palis informou que houve aumento no número de casos da COVID 19 nos últimos dias no município. O pedido por parte do Secretário e que a população redobre a atenção, evite aglomerações, use máscaras entre outros cuidados no combate ao Coronavírus. Atendendo a recomendação o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), determinou que através de uma portaria,mais uma vez o acesso ficará restrito durante as sessões. Apenas vereadores e equipe de colabores que acompanham trabalhos terão acesso ao plenário do legislativo.

Plenário da Câmara Municipal volta a ter acesso restrito. - Leia mais…

Vereadores eleitos participam de reunião como mesa diretora.

Vereadores eleitos participam de reunião como mesa diretora.

por ttb — última modificação 26/11/2020 15h34

Estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal no início dessa semana os vereadores eleitos no último dia 15 de novembro em Ituiutaba. Das 17 cadeiras, 11 serão ocupadas por novos integrantes a partir de primeiro de janeiro de 2021. No encontro o Presidente da mesa diretora,Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), apresentou o regimento interno. Esteve presente também na reunião o representante Jurídico da casa, Dr Cristiano Campos. Os tramites das documentações entre outros assuntos ligados aos trabalhos que são desenvolvidos no legislativo também estiveram na pauta do encontro.

Vereadores eleitos participam de reunião como mesa diretora. - Leia mais…

Lei Orçamentária Anual,   tem data definida para votação pela Câmara

Lei Orçamentária Anual, tem data definida para votação pela Câmara

por ttb — última modificação 25/11/2020 11h18

A Lei Orçamentária é instrumento de planejamento utilizado pelo município para gerenciar as receitas e despesas em cada exercício financeiro. A LOA para 2021 que defini a gestão dos recursos públicos para Ituiutaba, já foi enviada pelo executivo. Ficou definida pela mesa diretora essa semana que será votada dia 14 e 15 de Dezembro, respectivamente primeiro e segundo turno.A mesa diretora abriu o prazo para as emendas que irão integrar a Lei orçamentária de 01 a 10 de Dezembro.

Lei Orçamentária Anual, tem data definida para votação pela Câmara - Leia mais…

Mês de conscientização reforça mensagem de que detecção precoce ajuda tratamento

Mês de conscientização reforça mensagem de que detecção precoce ajuda tratamento

por ttb — última modificação 02/10/2020 11h15

Mais uma vez chegou o mês de Outubro e com ela a tradicional cor Rosa de uma das campanhas de saúde mais importantes do Brasil. O Outubro Rosa volta novamente a promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama. Por que a conscientização é importante? Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais prevalente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Esses números mostram porquê essa conscientização é importante. O Outubro Rosa é uma lembrança de que as mulheres precisam se cuidar e fazer exames como uma forma de prevenção. Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, melhor é o prognóstico. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. Câmara Municipal de Ituiutaba

Mês de conscientização reforça mensagem de que detecção precoce ajuda tratamento - Leia mais…

Requerimento solicita flexibilização de outro setor do comércio.

Requerimento solicita flexibilização de outro setor do comércio.

por ttb — última modificação 30/09/2020 18h21

Aprovado pelos vereadores presentes na última sessão desse mês de setembro, o requerimento que será enviado agora ao Prefeito Municipal Fued José Dib, solicita que outro setor da economia do município possa ser contemplado com a flexibilização das atividades. A proposta e para que as quadras esportivas (abertas ou fechadas) possam voltar com suas atividades. O autor do requerimento e Presidente da casa, Vereador Francisco Tomaz (Chiquinho), argumenta que por se tratar de atividade de saúde pública e estarem de acordo coma legislação do Minas Consciente, o Decreto de Enfrentamento ao COVID 19 do município, possa enquadra essa categoria, assim como foi feito com as academias. Vale lembrar que em outra ocasião, um Projeto de Lei de autoria do mesmo vereador, foi aprovado por unanimidade e sancionado pelo Prefeito Municipal, na segunda quinzena desse mês, onde tornou academias fechadas e ao ar livre, em serviço essencial, garantindo a reabertura do seguimento após quase 2 meses de portas fechadas. A Lei agora garante as atividades nas academias, independente da onda, na qual o município se enquadre, VERDE,AMARELA OU VERMELHA.

Requerimento solicita flexibilização de outro setor do comércio. - Leia mais…

NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

por ttb — última modificação 09/09/2020 23h17

A Câmara Municipal de Ituiutaba se solidariza com toda comunidade CATÓLICA do municipio e região, diante do falecimento do PADRE GIUSEPPE RASON ( PADRE ZÉ MARIA),. Ele que durante décadas escolheu ITUIUTABA para exercer sua vocação sacerdotal à serviço do próximo. A frente da Comunidade Paroquial São Judas Tadeu,, no.Bairro Platina, em boa parte dos seus 78 anos, teve como característica de seu ministério o acolhimento ao próximo e a caridade, como base do seu propósito de vida em diversos projetos. A mesa Diretora e demais Vereadores se unem a Diocese de Ituiutaba através do Bispo DOM FREI IRINEU ANDREASSA, nesse momento de dor e pesar.

NOTA DE PESAR - Leia mais…

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE.

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE.

por ttb — última modificação 08/09/2020 20h41

Deu entrada para apreciação dos Vereadores na Sessão Ordinária de hoje, o Projeto de Lei Ordinária CM/53/2020, que estabelece as academias de esporte de todas as modalidades e atividades físicas ao ar livre do município, como SERVIÇOS ESSENCIAIS. O Projeto Prevê como serviços essenciais, as academias de esporte de todas as modalidades e atividades físicas ao ar livre, obedecendo às orientações do Ministério da Saúde, bem como dos órgãos Estaduais e Municipais. De autoria do Presidente da Casa, Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), o Projeto aguarda agora a votação durante a próxima sessão da casa, na segunda – feira (14/09). Sendo aprovada, a Lei segue para ser sancionada pelo Prefeito Municipal Fued José DIB, que terá até 15 dias úteis para dar seu parecer. O Executivo acatando a decisão do legislativo, a lei entrará em vigor a partir da sua publicação.

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE. - Leia mais…

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio.

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio.

por ttb — última modificação 08/09/2020 09h35

Faça o que você gosta, saia com pessoas queridas, conheça novos lugares ou fique em casa assistindo um filme, mas separe um tempo para praticar atividades físicas e ler um bom livro. Esteja cercado daquelas pessoas que se preocupam com você. Cuide da sua mente e do seu corpo. Pois só quando você está saudável é possível prestar auxílio às pessoas que estão precisando da sua ajuda. Câmara Municipal de Ituiutaba.

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio. - Leia mais…

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19.

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19.

por ttb — última modificação 18/08/2020 19h18

Depois do agravamento e aumento nos casos de COVID 19 em Ituiutaba, na última semana, e com o decreto publicado pela Prefeitura determinando o fechamento do comércio, após uma nova classificação para o município dentro do Plano Minas Consciente, retroagindo da Onda Amarela, para a Onda Vermelha. Com novo decreto, o crescimento no número de mortes e a suspeita de contaminação de um dos vereadores, tendo vários outros parlamentares no grupo de risco a atitude tomada pelo Presidente da casa Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho foi de suspensão das atividades da Câmara Municipal, nos próximos 15 dias, situação que será reavaliada após esse período. No primeiro semestre a Câmara seguindo orientações das autoridades de saúde também teve suspensão, das atividades com funcionários trabalhando em regime Home-Office.

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19. - Leia mais…

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba.

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 18/08/2020 19h17

Os trabalhos do legislativo tijucano tiveram início essa semana com uma homenagem prestada às pessoas que perderam suas vidas, vítimas do Coronavírus no município. O presidente da casa Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho, logo ao início da Quadragésima Segunda Reunião Ordinária da IV sessão do segundo período legislativo, pediu que em respeito as 19 vítimas registradas no boletim oficial da Prefeitura Municipal, mortas em virtude do COVID 19, um minuto de silêncio acontecesse. Os vereadores presentes de pé prestaram sua solidariedade às famílias das vítimas, inclusive citando o nome do Ex Deputado Federal Caio Nárcio de 33 anos, que faleceu no fim de semana vítima da COVID 19, apesar de não ter nascido no município durante sua trajetória política sempre trouxe recursos para melhoria da vida da população de Ituiutaba. Lembrando que as sessões com participação popular,já haviam sido fechadas para presença popular, como forma de prevenção a doença.

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba. - Leia mais…

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19

por ttb — última modificação 05/08/2020 20h02

Com retorno do recesso parlamentar o acesso a galeria do plenário segue fechado ao público, seguindo as recomendações das autoridades da área da Saúde. Diante do aumento no número.de casos da doença no municipio, assim como o de óbitos registrados nos últimos dias, a restrição precisou ser mantida..Para reforçar os cuidados com aqueles que precisam manter os trabalhos durante as sessões, a aferição da temperatura corporal através de termômetro digital com infravermelho foi adotada. Diferentemente dos termômetros tradicionais, seja o digital ou de mercúrio, o modelo de testa usa uma tecnologia mais precisa e rápida. Esse tipo de termômetro costuma utilizar tecnologia infravermelha. O aparelho é apontado para a testa e em cerca de 3 a 5 segundos a medição é finalizada. Mais preciso e rápido é mais uma forma de prevenir e combater o COVID 19, oferecendo mais segurança e tranquilidade para aqueles que mantém o trabalho do legislativo.

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19 - Leia mais…

CPI da Fake News  deve ser concluída ainda esse mês .

CPI da Fake News deve ser concluída ainda esse mês .

por ttb — última modificação 31/07/2020 17h54

O Presidente da Comissão de legislação, Justiça e Redação Vereador Renato Moura conduz o processo de investigação das Fake News, instalado pelo legislativo, depois que alguns vereadores denunciaram a ação em plenário durante sessão ordinária. A Fase de levantamento de provas, entrega de documentos e checagem de informações já aconteceu, o processo agora passa para a etapa de convocação dos identificados como possíveis autores de Fake News o que deve acontecer em agosto. A Comissão espera concluir todo processo ainda esse mês e encaminhar a justiça o resultado da apuração. “Acredito que após essa convocação e ouvir essas pessoas poderemos já concluir o trabalho. Teremos a relação dos perfis falsos e posteriormente acionar a justiça encaminhando o resultado do trabalhos para polícia civil. ” Afirmou o Presidente da Comissão.

CPI da Fake News deve ser concluída ainda esse mês . - Leia mais…

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica.

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica.

por ttb — última modificação 31/07/2020 17h52

Vereador e Ex – Secretário de Trânsito e Transporte de Ituiutaba Odeemes Braz deixou o hospital onde se encontrava internado desde o ultimo domingo 26/07, depois de sofrer um infarto em Ituiutaba. Por determinação médica foi transferido para Uberlândia, onde passou pelos procedimentos de Cateterismo, Angioplastia e Introdução de stent. Segundo o Filho do Vereador Leonardo Ferreira, o pai vai seguir em recuperação em casa, ele está bem , como melhora significativa a cada dia.

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica. - Leia mais…

Câmara viveu um semestre desafiador.

Câmara viveu um semestre desafiador.

por ttb — última modificação 30/07/2020 17h10

Com o recesso parlamentar a Câmara Municipal encerra um semestre desafiador, começando pelo novo jeito de realizar as sessões. Plenário cheio, o povo acompanhando de perto os trabalhos do legislativo, teve que ser revisto, como forma de prevenção ao Coronavírus /COVID 19. Em um primeiro momento no dia 31 de março, que perdurou por cerca de 60 dias de plenário fechado ao público, a presença do público voltou a ser permitida, mas seguindo determinações dos órgãos e autoridades da área da saúde tiveram que restringir a presença das pessoas na galeria, as reuniões transmitidas on line foram ainda mais importantes para manter a transparência nos trabalhos da casa. Nesse período aconteceu uma união de forças entre legislativo e executivo, como a aprovação do Projeto de Resolução CM/01/2020, de autoria da Mesa Diretora, que revogou a verba indenizatória dos Vereadores. O valor foi destinado para a saúde pública municipal na implantação de medidas de combate ao Coronavírus (Covid19), foi aprovada em primeira e segundo turno por unanimidade pelos Vereadores. O que vem garantido um repasse mensal de aproximadamente 50 mil reais, que estão sendo utilizados para a compra de testes de Covid 19. Até Dezembro de 2020, os recursos são repassados à Prefeitura Municipal.

Câmara viveu um semestre desafiador. - Leia mais…

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos.

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos.

por ttb — última modificação 30/07/2020 17h04

Indicação feita pelo Presidente da Câmara, Vereador, Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), reivindica que a Prefeitura Municipal de Ituiutaba e o Centro de Controle de Zoonoses, possam estudar e implantar um Central Disk Denúncias de maus tratos contra os animais. Para Vereador Chiquinho, o Disk Denúncia facilitaria que as autoridades pudessem chegar de forma mais rápida até esses animais vítimas de maus tratos e tira-los dessa situação. “A criação do Disk Denúncia no nosso município facilitaria bastante o combate à violência aos animais, pois devido ao sigilo, muitas pessoas poderiam fiscalizar com a proteção, denunciando a violência e os maus tratos” afirmou o autor da indicação. As redes sociais tem sido uma arma poderosa para que essas denúncias aconteçam, mas muitas vezes o receio da exposição ou a dificuldade de acesso a internet dificultam essa denúncia. Os maus tratos vão além do abandono, situações como manter animal preso sem água e alimento ou até mesmo em local inapropriado, anti-higiênico, assim como o envenenamento e espancamento entre outros, são crimes e configuram a crueldade contra os animais, que muitas vezes gera indignação na população que não sabe como agir para ajudar a combater. Aprovada essa semana por unanimidade pelos demais vereadores da casa, a indicação segue agora para apreciação do executivo.

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos. - Leia mais…

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba.

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 27/07/2020 17h24

Com a chegada da Pandemia do novo Coronavírus – COVID 19, um Projeto desenvolvido há 5 anos em escolas públicas do município numa parceria da Câmara Municipal juntamente com a AACEMI - Associação dos Amigos do Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba, composto por professores em diferentes disciplinas, ficou impossibilitado de acontecer, pois as peças de teatro que eram apresentadas regularmente, levando conscientização, fomentando a discussão de temas atuais e de interesse da comunidade escolar, não poderia mais acontecer. Através do teatro, música, dramaturgia entre outros aspectos ligados a arte, temas como bullying, preconceito, maus tratos aos animais, eram abordados e discutidos em debates junto à comunidade escolar, servindo de apoio pedagógico, com peças temáticas apresentadas aos alunos. Preocupados com a suspensão das aulas como medida preventiva contra a doença, o jeito foi se adequar a nova realidade, surgiu então à idéia de formular vídeos, onde as peças teatrais chegariam como reforço no conteúdo já trabalhado on line pelos professores, ajudando não só no combate ao Coronavírus, mas apoiando os educadores gerando conteúdo para esse novo formato de ensino intitulado “Projeto Como vencer o Coronavírus”. A coordenadora do Projeto, Professora de Teatro Alessandra Borba, afirma que junto dos vídeos, atividades foram sugeridas para um melhor aproveitamento do conteúdo produzido e a adesão da comunidade escolar foi surpreendente. “Ouve uma interação maravilhosa, em uma das escolas da rede municipal, que possuí plataforma digital, foram mais de 7 mil acessos, ou seja a informação foi além do grupo escolar” ressalta Alessandra. Os 8 vídeos foram disponibilizados para alunos de 05 a 14 anos, de 3 escolas estaduais e 5 municipais no período de maio e junho, na Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva, em maio 800 alunos puderam trabalhar o tema em diferentes disciplinas. Na da Escola Estadual Rotary a Diretora Benice Elaine, ressalta que o Projeto das peças teatrais já era um sucesso, com a adequação a esse novo jeito de ensinar, ficou ainda melhor, pois uniu ainda mais escola e família. “Algumas das atividades propostas aos alunos notamos que os pais se envolveram, participando da elaboração de contação de história, produziram jogos dramáticos, entre outras atividades, que foram enviadas para a escola. Contribuindo ainda para desenvolvimento pedagógico, da leitura, escrita e autoestima dos nossos alunos”. Para a professora Geiza Divina de Farias que trabalha na mesma escola, por se tratar de um material muito rico, facilita a vida dos educadores e é muito bem aceito por alunos do segundo ao quinto ano, promovendo uma diferente contextualização do Combate ao Coronavírus. Alessandra Cristina de Souza mãe do aluno Evandro Cardoso da Escola Rotary, afirma que o Projeto ajuda em vários aspectos no desenvolvimento do filho melhorando a linguagem, comportamento e a timidez, deixando a criança mais solta. “Mesmo com a mudança com esse teatro por vídeo, eles não deixaram parar a educação dos nossos filhos, eu como mãe e uma pequena parceira só tenho a agradecer”. Diante do sucesso o objetivo agora e dar seqüência no Projeto dos vídeos até que tudo isso passe e as apresentações possam ao vivo voltar a acontecer.

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba. - Leia mais…

Combate a Dengue

Combate a Dengue

por ttb — última modificação 20/07/2020 14h52

A Câmara Municipal de Ituiutaba convoca a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Câmara Municipal de Ituiutaba

Combate a Dengue - Leia mais…

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas.

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas.

por ttb — última modificação 20/07/2020 14h41

Registros de violência doméstica e familiar podem ser realizados por meio da Delegacia Virtual ( https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br ). A partir de agora é possível gerar, de forma online, registros de lesão corporal, vias de fato, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência praticados contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Não se cale. Denuncie! Em caso de emergência, qualquer pessoa pode ligar 190 e acionar a Polícia Militar. Câmara Municipal de Ituiutaba

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas. - Leia mais…

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba.

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 30/06/2020 16h52

Após a adequação do Decreto Municipal recém publicado no último fim de semana e que entrou em vigor no dia de ontem, trouxe mudanças sobre funcionamento de algumas atividades, com fechamento por exemplo de Bares e Academias, uma das medidas que foi mantida, foi à suspensão da cobrança da Área Azul. A proposta do Presidente da Câmara Francisco Tomaz Oliveira Filho, junto ao executivo, havia sido aceita já na publicação do último período do Decreto Municipal, tendo data de hoje 30/06, de validade para encerramento. Diante de mais um pedido de manutenção da medida o Presidente da casa intercedeu por considerar que a não cobrança da Área Azul, nesse período de pandemia, poderá contribuir para uma melhor condição do comércio local, incentivando os consumidores que vão as compras na área central da cidade, assim promovendo uma maior movimentação e aumento nas vendas.

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba. - Leia mais…

 

 

 

 

 

 

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6