A Câmara Municipal de Ituiutaba Inicia os Trabalhos da CPI da Saúde em 08 de Maio de 2017, e Será Aberta ao Público
Em função da competência originária de legislar, veículo que alcança também o poder fiscalizador das ações da Administração Pública Direta e Indireta, a Câmara Municipal de Ituiutaba inaugura a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar desvios dos recursos da saúde pública sob a ordenação do Ex Prefeito Luiz Pedro Corrêa do Carmo e estabelecer a ordem jurídica e eticidade do cenário municipal local, consubstanciada por previsão constitucional.
Na formação de Comissão Parlamentar de Inquérito, o bem que se busca proteger o controle das execuções dos serviços contratados e prestados, possível caso de abuso estatal, enfim, fatos que caracterizam atos lesivos à administração acompanhados, os atos eivados em nome do exercício legal da gestão administrativa.
Sob a édice do art. 106§4º do Regimento Interno, a Comissão Parlamentar de Inquérito traz em seu bojo, seguintes membros:
TITULARES:
PRESIDENTE: Amaury Braz de Oliveira (PSC)
RELATOR: Gilson Humberto Borges (PP)
MEMBRO: André Luiz Nascimento Vilela (PMDB)
MEMBRO: Joseph Tannous (DEM)
MEMBRO: Gabriela Ceschim Pratti (PSDB)
SUPLENTES:
1º SUPLENTE: Jorge Silva Araújo (PSC)
2º SUPLENTE: João Carlos da Silva (PR)
3º SUPLENTE: Francisco Tomaz de Oliveira Filho (PSB)
4º SUPLENTE: José Barreto Miranda (PTB)
5º SUPLENTE: Carlos Alberto Andrade Maia (PSDB)
A Comissão Parlamentar de Inquérito presidida pelo Vereador faz exame crítico para certificar a existência ou não de práticas lesivas e irregularidades nos recursos financeiros repassados pelo Estado de Minas Gerais relativo a compra de equipamentos destinados ao imobiliário da unidade de pronto atendimento/MG, mediante Plano de Trabalho e termo de Convênio 113/2010, gestão do ex- Prefeito Municipal Luiz Pedro Corrêa do Carmo.
Desde o instrumento propulsor e inicial, cuja autoria é subscrita pelo próprio Presidente Odeemez Braz a CPI sofreu a primeira baixa sob alegação de impossibilidade de prosseguir no feito, o Vereador André Vilela proclamou motivos pessoais. Contudo, o Vereador Jorge Carteiro, assume a pasta de suplente, anteriormente ocupada pelo vereador desertor.
Ressaltando que os inícios dos trabalhados da Comissão Parlamentar de Inquéritos está previsto para o dia 08 de maio de 2017, às 15 horas no plenário da Câmara Municipal de Ituiutaba e, claro, SERÁ ABERTO ao público, em recepção e cumprimento dos Princípios da Publicidade e dos Atos Públicos e, ainda, do Interesse Público, bem como pelo compromisso com o cidadão.