Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias

Notícias

por Interlegis — publicado 04/10/2019 17h21, última modificação 23/03/2020 15h19
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

por ttb — última modificação 09/09/2020 23h17

A Câmara Municipal de Ituiutaba se solidariza com toda comunidade CATÓLICA do municipio e região, diante do falecimento do PADRE GIUSEPPE RASON ( PADRE ZÉ MARIA),. Ele que durante décadas escolheu ITUIUTABA para exercer sua vocação sacerdotal à serviço do próximo. A frente da Comunidade Paroquial São Judas Tadeu,, no.Bairro Platina, em boa parte dos seus 78 anos, teve como característica de seu ministério o acolhimento ao próximo e a caridade, como base do seu propósito de vida em diversos projetos. A mesa Diretora e demais Vereadores se unem a Diocese de Ituiutaba através do Bispo DOM FREI IRINEU ANDREASSA, nesse momento de dor e pesar.

NOTA DE PESAR - Leia mais…

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE.

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE.

por ttb — última modificação 08/09/2020 20h41

Deu entrada para apreciação dos Vereadores na Sessão Ordinária de hoje, o Projeto de Lei Ordinária CM/53/2020, que estabelece as academias de esporte de todas as modalidades e atividades físicas ao ar livre do município, como SERVIÇOS ESSENCIAIS. O Projeto Prevê como serviços essenciais, as academias de esporte de todas as modalidades e atividades físicas ao ar livre, obedecendo às orientações do Ministério da Saúde, bem como dos órgãos Estaduais e Municipais. De autoria do Presidente da Casa, Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), o Projeto aguarda agora a votação durante a próxima sessão da casa, na segunda – feira (14/09). Sendo aprovada, a Lei segue para ser sancionada pelo Prefeito Municipal Fued José DIB, que terá até 15 dias úteis para dar seu parecer. O Executivo acatando a decisão do legislativo, a lei entrará em vigor a partir da sua publicação.

Projeto de Lei a ser votado, pede ACADEMIAS do município, fazendo parte da onda AMARELA do MINAS CONSCIENTE. - Leia mais…

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio.

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio.

por ttb — última modificação 08/09/2020 09h35

Faça o que você gosta, saia com pessoas queridas, conheça novos lugares ou fique em casa assistindo um filme, mas separe um tempo para praticar atividades físicas e ler um bom livro. Esteja cercado daquelas pessoas que se preocupam com você. Cuide da sua mente e do seu corpo. Pois só quando você está saudável é possível prestar auxílio às pessoas que estão precisando da sua ajuda. Câmara Municipal de Ituiutaba.

Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização e prevenção contra o suicídio. - Leia mais…

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19.

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19.

por ttb — última modificação 18/08/2020 19h18

Depois do agravamento e aumento nos casos de COVID 19 em Ituiutaba, na última semana, e com o decreto publicado pela Prefeitura determinando o fechamento do comércio, após uma nova classificação para o município dentro do Plano Minas Consciente, retroagindo da Onda Amarela, para a Onda Vermelha. Com novo decreto, o crescimento no número de mortes e a suspeita de contaminação de um dos vereadores, tendo vários outros parlamentares no grupo de risco a atitude tomada pelo Presidente da casa Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho foi de suspensão das atividades da Câmara Municipal, nos próximos 15 dias, situação que será reavaliada após esse período. No primeiro semestre a Câmara seguindo orientações das autoridades de saúde também teve suspensão, das atividades com funcionários trabalhando em regime Home-Office.

Legislativo suspende trabalho, com aumento na contaminação e mortes pelo COVID 19. - Leia mais…

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba.

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 18/08/2020 19h17

Os trabalhos do legislativo tijucano tiveram início essa semana com uma homenagem prestada às pessoas que perderam suas vidas, vítimas do Coronavírus no município. O presidente da casa Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho, logo ao início da Quadragésima Segunda Reunião Ordinária da IV sessão do segundo período legislativo, pediu que em respeito as 19 vítimas registradas no boletim oficial da Prefeitura Municipal, mortas em virtude do COVID 19, um minuto de silêncio acontecesse. Os vereadores presentes de pé prestaram sua solidariedade às famílias das vítimas, inclusive citando o nome do Ex Deputado Federal Caio Nárcio de 33 anos, que faleceu no fim de semana vítima da COVID 19, apesar de não ter nascido no município durante sua trajetória política sempre trouxe recursos para melhoria da vida da população de Ituiutaba. Lembrando que as sessões com participação popular,já haviam sido fechadas para presença popular, como forma de prevenção a doença.

Homenagem as vítimas do COVID 19 em Ituiutaba. - Leia mais…

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19

por ttb — última modificação 05/08/2020 20h02

Com retorno do recesso parlamentar o acesso a galeria do plenário segue fechado ao público, seguindo as recomendações das autoridades da área da Saúde. Diante do aumento no número.de casos da doença no municipio, assim como o de óbitos registrados nos últimos dias, a restrição precisou ser mantida..Para reforçar os cuidados com aqueles que precisam manter os trabalhos durante as sessões, a aferição da temperatura corporal através de termômetro digital com infravermelho foi adotada. Diferentemente dos termômetros tradicionais, seja o digital ou de mercúrio, o modelo de testa usa uma tecnologia mais precisa e rápida. Esse tipo de termômetro costuma utilizar tecnologia infravermelha. O aparelho é apontado para a testa e em cerca de 3 a 5 segundos a medição é finalizada. Mais preciso e rápido é mais uma forma de prevenir e combater o COVID 19, oferecendo mais segurança e tranquilidade para aqueles que mantém o trabalho do legislativo.

Câmara retoma atividades reforçando as ações contra Coronavírus COVID 19 - Leia mais…

CPI da Fake News  deve ser concluída ainda esse mês .

CPI da Fake News deve ser concluída ainda esse mês .

por ttb — última modificação 31/07/2020 17h54

O Presidente da Comissão de legislação, Justiça e Redação Vereador Renato Moura conduz o processo de investigação das Fake News, instalado pelo legislativo, depois que alguns vereadores denunciaram a ação em plenário durante sessão ordinária. A Fase de levantamento de provas, entrega de documentos e checagem de informações já aconteceu, o processo agora passa para a etapa de convocação dos identificados como possíveis autores de Fake News o que deve acontecer em agosto. A Comissão espera concluir todo processo ainda esse mês e encaminhar a justiça o resultado da apuração. “Acredito que após essa convocação e ouvir essas pessoas poderemos já concluir o trabalho. Teremos a relação dos perfis falsos e posteriormente acionar a justiça encaminhando o resultado do trabalhos para polícia civil. ” Afirmou o Presidente da Comissão.

CPI da Fake News deve ser concluída ainda esse mês . - Leia mais…

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica.

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica.

por ttb — última modificação 31/07/2020 17h52

Vereador e Ex – Secretário de Trânsito e Transporte de Ituiutaba Odeemes Braz deixou o hospital onde se encontrava internado desde o ultimo domingo 26/07, depois de sofrer um infarto em Ituiutaba. Por determinação médica foi transferido para Uberlândia, onde passou pelos procedimentos de Cateterismo, Angioplastia e Introdução de stent. Segundo o Filho do Vereador Leonardo Ferreira, o pai vai seguir em recuperação em casa, ele está bem , como melhora significativa a cada dia.

Vereador Odeemes Braz recebe alta médica. - Leia mais…

Câmara viveu um semestre desafiador.

Câmara viveu um semestre desafiador.

por ttb — última modificação 30/07/2020 17h10

Com o recesso parlamentar a Câmara Municipal encerra um semestre desafiador, começando pelo novo jeito de realizar as sessões. Plenário cheio, o povo acompanhando de perto os trabalhos do legislativo, teve que ser revisto, como forma de prevenção ao Coronavírus /COVID 19. Em um primeiro momento no dia 31 de março, que perdurou por cerca de 60 dias de plenário fechado ao público, a presença do público voltou a ser permitida, mas seguindo determinações dos órgãos e autoridades da área da saúde tiveram que restringir a presença das pessoas na galeria, as reuniões transmitidas on line foram ainda mais importantes para manter a transparência nos trabalhos da casa. Nesse período aconteceu uma união de forças entre legislativo e executivo, como a aprovação do Projeto de Resolução CM/01/2020, de autoria da Mesa Diretora, que revogou a verba indenizatória dos Vereadores. O valor foi destinado para a saúde pública municipal na implantação de medidas de combate ao Coronavírus (Covid19), foi aprovada em primeira e segundo turno por unanimidade pelos Vereadores. O que vem garantido um repasse mensal de aproximadamente 50 mil reais, que estão sendo utilizados para a compra de testes de Covid 19. Até Dezembro de 2020, os recursos são repassados à Prefeitura Municipal.

Câmara viveu um semestre desafiador. - Leia mais…

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos.

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos.

por ttb — última modificação 30/07/2020 17h04

Indicação feita pelo Presidente da Câmara, Vereador, Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), reivindica que a Prefeitura Municipal de Ituiutaba e o Centro de Controle de Zoonoses, possam estudar e implantar um Central Disk Denúncias de maus tratos contra os animais. Para Vereador Chiquinho, o Disk Denúncia facilitaria que as autoridades pudessem chegar de forma mais rápida até esses animais vítimas de maus tratos e tira-los dessa situação. “A criação do Disk Denúncia no nosso município facilitaria bastante o combate à violência aos animais, pois devido ao sigilo, muitas pessoas poderiam fiscalizar com a proteção, denunciando a violência e os maus tratos” afirmou o autor da indicação. As redes sociais tem sido uma arma poderosa para que essas denúncias aconteçam, mas muitas vezes o receio da exposição ou a dificuldade de acesso a internet dificultam essa denúncia. Os maus tratos vão além do abandono, situações como manter animal preso sem água e alimento ou até mesmo em local inapropriado, anti-higiênico, assim como o envenenamento e espancamento entre outros, são crimes e configuram a crueldade contra os animais, que muitas vezes gera indignação na população que não sabe como agir para ajudar a combater. Aprovada essa semana por unanimidade pelos demais vereadores da casa, a indicação segue agora para apreciação do executivo.

Criação do Disk Denúncia, para ajudar animais vítimas de maus tratos. - Leia mais…

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba.

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 27/07/2020 17h24

Com a chegada da Pandemia do novo Coronavírus – COVID 19, um Projeto desenvolvido há 5 anos em escolas públicas do município numa parceria da Câmara Municipal juntamente com a AACEMI - Associação dos Amigos do Conservatório Estadual de Música de Ituiutaba, composto por professores em diferentes disciplinas, ficou impossibilitado de acontecer, pois as peças de teatro que eram apresentadas regularmente, levando conscientização, fomentando a discussão de temas atuais e de interesse da comunidade escolar, não poderia mais acontecer. Através do teatro, música, dramaturgia entre outros aspectos ligados a arte, temas como bullying, preconceito, maus tratos aos animais, eram abordados e discutidos em debates junto à comunidade escolar, servindo de apoio pedagógico, com peças temáticas apresentadas aos alunos. Preocupados com a suspensão das aulas como medida preventiva contra a doença, o jeito foi se adequar a nova realidade, surgiu então à idéia de formular vídeos, onde as peças teatrais chegariam como reforço no conteúdo já trabalhado on line pelos professores, ajudando não só no combate ao Coronavírus, mas apoiando os educadores gerando conteúdo para esse novo formato de ensino intitulado “Projeto Como vencer o Coronavírus”. A coordenadora do Projeto, Professora de Teatro Alessandra Borba, afirma que junto dos vídeos, atividades foram sugeridas para um melhor aproveitamento do conteúdo produzido e a adesão da comunidade escolar foi surpreendente. “Ouve uma interação maravilhosa, em uma das escolas da rede municipal, que possuí plataforma digital, foram mais de 7 mil acessos, ou seja a informação foi além do grupo escolar” ressalta Alessandra. Os 8 vídeos foram disponibilizados para alunos de 05 a 14 anos, de 3 escolas estaduais e 5 municipais no período de maio e junho, na Escola Municipal Professor Ildefonso Mascarenhas da Silva, em maio 800 alunos puderam trabalhar o tema em diferentes disciplinas. Na da Escola Estadual Rotary a Diretora Benice Elaine, ressalta que o Projeto das peças teatrais já era um sucesso, com a adequação a esse novo jeito de ensinar, ficou ainda melhor, pois uniu ainda mais escola e família. “Algumas das atividades propostas aos alunos notamos que os pais se envolveram, participando da elaboração de contação de história, produziram jogos dramáticos, entre outras atividades, que foram enviadas para a escola. Contribuindo ainda para desenvolvimento pedagógico, da leitura, escrita e autoestima dos nossos alunos”. Para a professora Geiza Divina de Farias que trabalha na mesma escola, por se tratar de um material muito rico, facilita a vida dos educadores e é muito bem aceito por alunos do segundo ao quinto ano, promovendo uma diferente contextualização do Combate ao Coronavírus. Alessandra Cristina de Souza mãe do aluno Evandro Cardoso da Escola Rotary, afirma que o Projeto ajuda em vários aspectos no desenvolvimento do filho melhorando a linguagem, comportamento e a timidez, deixando a criança mais solta. “Mesmo com a mudança com esse teatro por vídeo, eles não deixaram parar a educação dos nossos filhos, eu como mãe e uma pequena parceira só tenho a agradecer”. Diante do sucesso o objetivo agora e dar seqüência no Projeto dos vídeos até que tudo isso passe e as apresentações possam ao vivo voltar a acontecer.

Uma nova forma de educar! Cerca de 10 mil alunos da rede pública de ensino tem acesso a vídeos de combate ao Coronavírus em Ituiutaba. - Leia mais…

Combate a Dengue

Combate a Dengue

por ttb — última modificação 20/07/2020 14h52

A Câmara Municipal de Ituiutaba convoca a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização nacional pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti. O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Câmara Municipal de Ituiutaba

Combate a Dengue - Leia mais…

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas.

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas.

por ttb — última modificação 20/07/2020 14h41

Registros de violência doméstica e familiar podem ser realizados por meio da Delegacia Virtual ( https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br ). A partir de agora é possível gerar, de forma online, registros de lesão corporal, vias de fato, ameaça e descumprimento de medida protetiva de urgência praticados contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Não se cale. Denuncie! Em caso de emergência, qualquer pessoa pode ligar 190 e acionar a Polícia Militar. Câmara Municipal de Ituiutaba

Mais uma importante ferramenta de combate à violência doméstica foi disponibilizada pelo Governo de Minas. - Leia mais…

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba.

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 30/06/2020 16h52

Após a adequação do Decreto Municipal recém publicado no último fim de semana e que entrou em vigor no dia de ontem, trouxe mudanças sobre funcionamento de algumas atividades, com fechamento por exemplo de Bares e Academias, uma das medidas que foi mantida, foi à suspensão da cobrança da Área Azul. A proposta do Presidente da Câmara Francisco Tomaz Oliveira Filho, junto ao executivo, havia sido aceita já na publicação do último período do Decreto Municipal, tendo data de hoje 30/06, de validade para encerramento. Diante de mais um pedido de manutenção da medida o Presidente da casa intercedeu por considerar que a não cobrança da Área Azul, nesse período de pandemia, poderá contribuir para uma melhor condição do comércio local, incentivando os consumidores que vão as compras na área central da cidade, assim promovendo uma maior movimentação e aumento nas vendas.

Àrea Azul segue suspensa de cobrança em Ituiutaba. - Leia mais…

Câmara adota restrição do acesso ao plenário, como medida de segurança contra COOVID 19.

Câmara adota restrição do acesso ao plenário, como medida de segurança contra COOVID 19.

por ttb — última modificação 30/06/2020 15h38

Em portaria publicada o Presidente da Câmara Municipal Francisco Tomaz Oliveira Filho, decidiu pela restrição ao acesso ao auditório do plenário da casa. Esta é a segunda vez que a atitude teve que ser adotada por segurança, nesse caso justificada pelo o aumento no número de casos de COVID 19 nos últimos dias na cidade. Como forma de zelar pela saúde da população, dos colaboradores e vereadores, alguns inclusive que fazem parte do grupo de risco, o acesso ao auditório ficará fechado por tempo indeterminado. Mas a população poderá acompanhar todas as reuniões através das redes sociais (Facebook, You Tube), pois as reuniões seguirão acontecendo normalmente. No início do período de isolamento Social no mês de Março a mesa diretora teve que restringir o acesso ao auditório por cerca de 2 meses, no retorno da população no dia 11 maio, medidas de segurança foram adotadas, com a ocupação limitada à apenas 30% dos lugares disponíveis no auditório, obrigatoriedade do usa de máscara e a disponibilização de álcool em gel. Diante da situação atual e seguindo recomendações dos órgãos ligados á saúde, assistir presencialmente as sessões volta a ser interrompida. A mesa diretora acredita que esse cuidado, estará contribuindo para o combate ao Coronavírus (COVID 19), não deixando de lado a preocupação da participação popular na vida do legislativo.

Câmara adota restrição do acesso ao plenário, como medida de segurança contra COOVID 19. - Leia mais…

Secretários Municipais atendem requerimento e participam de reunião na Câmara Municipal.

Secretários Municipais atendem requerimento e participam de reunião na Câmara Municipal.

por ttb — última modificação 09/07/2020 11h10

Com objetivo de buscar esclarecimentos sobre diferentes temas, e atendendo o requerimento do Vereador Renato Moura CM/ 48/2020 sobre valores da Taxa iluminação pública, repasses de parlamentares para combate ao COVID 19 e ações no atendimento dos pacientes com a doença. A Secretaria Municipal de Finanças Eleni Soares Góis apresentou demonstrativo dos valores arrecadados com a iluminação pública e o destino da verba, inclusive com cerca de 50% dos 10 milhões arrecadados, sendo destinado para pagamento da conta de energia das vias e logradouros públicos do munícipio. Quanto aos repasses de parlamentares ao município de ITUIUTABA, Eleni salientou que grande parte desses valores ja vieram com finalidade definida, ou seja, entidades indicadas para receberem tais repasses. Secretário de Saude Isaías Tadeu juntamente com Diretor Clínico do Pronto Socorro Dr Wiliam Palis levaram informações dos trabalhos que estão sendo realizados no combate e controle ao COVID 19. Segundo dados da Epidemiologia o Municipio tem hoje 38 casos positivos e 2 óbitos. O encontro foi muito proveitoso pois levou informação não só aos vereadores, mas também a população que estava em plenário e acompanhando a sessão pelas redes sociais.

Secretários Municipais atendem requerimento e participam de reunião na Câmara Municipal. - Leia mais…

População retorna à Câmara.

População retorna à Câmara.

por ttb — última modificação 20/05/2020 08h25

A reabertura do espaço destinado à população para acompanhar as sessões do legislativo, teve as cadeiras disponibilizadas e fotam todas ocupadas nas duas sessões dessa semana. Após quase 2 meses sem poder assistir presencialmente as sessões, por uma medida de prevenção e combate ao Coronavírus, onde o Presidente da Câmara Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho, tomou a decisão seguindo as recomendações dos decretos, estadual, Municipal e orientação Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, mesmo motivo que levou a liberação do espaço no último dia 11/05 . Para que isso fosse possível, alguns cuidados tivetam que ser adorados, entre eles a exigência do uso de máscaras aos presentes, higienização das mãos com álcool em gel na entrada do plenário e limite de ocupação de 30% da capacidade máxima. Com isso 30 lugares dos 100 existentes estão disponíveis ao público para que possam assistir as sessões. Vale lembrar que durante esse período de ausência da população no plenário todos puderam acompanhar on-line as sessões que são transmitidas pelas redes sociais.

População retorna à Câmara. - Leia mais…

Após quase 60 dias fechado, plenário volta a ter participação popular, adotando algumas precauções.

Após quase 60 dias fechado, plenário volta a ter participação popular, adotando algumas precauções.

por ttb — última modificação 11/05/2020 16h25

Seguindo orientações dos órgãos de saúde e decretos Municipais, estaduais, além da recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, o Presidente da Câmara Municipal Francisco Tomaz Oliveira Filho ( Chiquinho) retorna nessa segunda feira 11/05, com as sessões abertas ao público ás 18:00. Para participar o cidadão deverá seguir as normas estipuladas no decreto Municipal, que limita a quantidade de pessoas no recinto, com 30% da ocupação total de cadeiras disponíveis. Com isso 30 pessoas poderão assistir do plenário as sessões, usando máscaras e respeitando o espaçamento demarcado pela assessoria da casa, álcool em gel também estará disponível na chegada e saída do recinto. Há cerca de 60 dias as sessões com a presença da população, foram suspensas, como medida de segurança, mas a Câmara disponibiliza através de suas redes sociais a transmissão ao vivo, que garante o direito da população de assistir e participar dos atos do legislativo.

Após quase 60 dias fechado, plenário volta a ter participação popular, adotando algumas precauções. - Leia mais…

Sessões da Câmara serão retomadas hoje.

Sessões da Câmara serão retomadas hoje.

por ttb — última modificação 20/04/2020 17h03

A sessão será de acesso restrito ao Plenário da Câmara apenas dos vereadores e colaboradores que se fazem necessários a presença para realização da mesma. Diante da urgência de apreciação e votação de projetos importantes, o Presidente da casa Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho) optou pelo retorno dos trabalhos, mas garante que será pautado na obediência as regras impostas pelos órgãos ligados a área da Saúde, para que todos envolvidos nos trabalhos estejam devidamente protegidos, contra O CORONAVÍRUS (COVID19). A sessão fechada limita o acesso ao Plenário, evitando aglomeração nas dependências da Câmara Municipal, mas qualquer pessoa pode assistir através da página do legislativo no FACEBOOK. A sessão terá início ás 18:00.

Sessões da Câmara serão retomadas hoje. - Leia mais…

Vereador Renato Moura volta a ocupar cadeira no Legislativo Tijucano

Vereador Renato Moura volta a ocupar cadeira no Legislativo Tijucano

por ttb — última modificação 02/04/2020 16h37

A ata que marca o retorno do Vereador Renato Silva Moura a Câmara Municipal de Ituiutaba, foi assinada na tarde dessa quinta feira 02/04/2020, no anexo da Câmara, pelo Presidente, Vereador Francisco Tomaz de Oliveira Filho ( Chiquinho). O Vereador havia se licenciado do cargo temporariamente, para ficar à frente da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Renato Silva Moura, eleito pelo partido do PSD – Partido Social Democrático – da Coligação Unidos Pelo Povo, retorna suas atividades no legislativo após sua exoneração do cargo do executivo, conforme Decreto nº 9.373, de 30 de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Ituiutaba.

Vereador Renato Moura volta a ocupar cadeira no Legislativo Tijucano - Leia mais…

Vereador Odeemes Braz dos Santos retorna a Câmara Municipal de Ituiutaba

Vereador Odeemes Braz dos Santos retorna a Câmara Municipal de Ituiutaba

por ttb — última modificação 02/04/2020 15h58

O Presidente Vereador Francisco Tomaz de Oliveira Filho, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno, assinou hoje 02 de Abril de 2020 no anexo da Câmara Municipal de Ituiutaba, a ata de retorno as atividades no Legislativo, do vereador licenciado Odeemes Braz dos Santos, eleito pelo partido do PSDB/PDT – da Coligação Ituiutaba Unida e Forte. Odeemes Braz ocupava o cargo de Secretário Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade. Conforme Decreto nº 9.374, de 30 de março de 2020, da Prefeitura Municipal de Ituiutaba, considerando sua e agora retorno a cadeira do Legislativo Tijucano.

Vereador Odeemes Braz dos Santos retorna a Câmara Municipal de Ituiutaba - Leia mais…

Câmara aprova repasse de quase 500 mil reais em recursos da verba indenizatória para combate ao CORONAVÍRUS em Ituiutaba.

Câmara aprova repasse de quase 500 mil reais em recursos da verba indenizatória para combate ao CORONAVÍRUS em Ituiutaba.

por ttb — última modificação 31/03/2020 11h26

Projeto de Resolução CM/01/2020, de autoria da Mesa Diretora, que fica revogada a verba indenizatória dos Vereadores e os recursos serão destinados para a saúde pública municipal na implantação de medidas de combate ao Coronavírus (Covid19), foi aprovada em primeira e segundo turno por unanimidade pelos Vereadores presentes ao plenário. Com a decisão, o repasse será de aproximadamente 50 mil reais / mês, será feito de abril a Dezembro de 2020, os recursos serão repassados tão logo o projeto seja publicado, o que deve acontecer amanhã 31/03/2020. A verba que será entregue à Prefeitura Municipal. Questionado sobre a possibilidade de direcionar a aplicação dos quase 500 mil reais que serão repassados ao executivo, o Presidente da Câmara, Francisco Tomaz Oliveira Filho, deixou claro que tal possibilidade não é possível. “Cabe a nós vereadores, repassar a verba, onde e como será utilizada é de responsabilidade do Prefeito Fued Dib. O que podemos fazer é tentar uma reunião, e sugerir ao executivo a utilização dos recursos”. Vilsomar Paixão, Vereador e membro do Comitê de Enfrentamento ao COVID – 19 ,fez uso da palavra e se mostrou preocupado com a estrutura do município, inclusive pediu sensibilização do executivo e de seu secretariado para que possam ter atitudes, seguindo o exemplo do legislativo e repensar sobre uma forma de contribuir individualmente ou com repasse de verbas. “Devemos ter leitos preparados e isolamento adequado, muitas ações tem que ser feitas, e aqueles que puderem contribuir com a saúde do nosso município ficamos gratos. Inclusive pedir ajuda de outros municípios, que hoje utilizam e precisam do serviço de saúde de Ituiutaba, nesse momento precisamos nos unir.” Finalizou o Vilsomar Paixão. A reunião extraordinária contou ainda com a presença do Secretários Municipais, de Desenvolvimento Social, Renato Moura e de Trânsito e Transportes Odeemes Braz que participaram inclusive fazendo uso da palavra ocupando a galeria do plenário. Ambos deixarão seus cargos no executivo e retornarão a ocupar suas cadeiras no legislativo a partir do dia 01 de abril.

Câmara aprova repasse de quase 500 mil reais em recursos da verba indenizatória para combate ao CORONAVÍRUS em Ituiutaba. - Leia mais…

Portaria suspende algumas atividades da Câmara Municipal de Ituiutaba.

Portaria suspende algumas atividades da Câmara Municipal de Ituiutaba.

por ttb — última modificação 23/03/2020 20h37

O Vereador e Presidente Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho), baixa portaria para suspensão de algumas atividades do legislativo. Preocupado e consciente da necessidade de unir esforços para o combate a PANDEMIA CORONAVÍRUS (COVID -19), determina que de HOJE (23 /03) AO DIA 31 DE MARÇO, alguns serviços estarão suspensos e outros acontecendo com pessoal reduzido. Entre eles estão. * Suspensão do atendimento presencial ao público, incluindo Gabinetes de Vereadores. * Atendimento serão feitos por Telefone, Email, Site, Redes Sociais. ( Segue acima, post com Lista de Contatos) * Suspensão das Reuniões Ordinárias pelo período acima citado. * As atividades internas acontecerão em regime de escala, para redução do número de servidores. O Presidente ressalta que tais medidas se fazem necessárias para que todos possam lutar contra essa situação que hoje preocupa o mundo. “ Entendemos que é uma atitude momentânea, estaremos atentos as necessidades e solidários ao poderes Municipal, Estadual e Federal. Nos unimos também com a população não só da nossa cidade, mas do mundo, na certeza que em breve retomaremos a nossa vida normal e assim aos trabalhos do legislativo junto ao povo.” Finalizou o Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho (Chiquinho)

Portaria suspende algumas atividades da Câmara Municipal de Ituiutaba. - Leia mais…

Portaria

por ttb — última modificação 23/03/2020 15h16

Portaria - Leia mais…

Câmara Lança hoje Projeto “Câmara Conecta”.

Câmara Lança hoje Projeto “Câmara Conecta”.

por ttb — última modificação 02/03/2020 10h03

Todos sabem da importância da internet na vida das pessoas. Através desse meio de comunicação, rápido e complexo as informações chegam cada vez mais cedo à vida das pessoas. E pensando em promover uma interação melhor com os cidadãos, a Câmara Municipal de Ituiutaba desenvolve o Projeto “CÂMARA CONECTA”. Agora as pessoas poderão ter acesso à internet e visitar setores importantes e conhecer mais do trabalho do legislativo, como por exemplo, a ouvidoria, acessar o site e podendo inclusive saber dos projetos em votação, entender mais as ações do legislativo entre outros trabalhos. Tudo com muita transparência! É na verdade a população dentro da Câmara Municipal. O acesso terá alcance em toda área da Praça Cônego Ângelo, onde fica o Plenário, com 24 horas de conexão. Lembrando que todo o cuidado com a segurança no acesso foi adotado, inclusive com filtros de bloqueio de conteúdos inapropriados. Para o Presidente Francisco Tomaz Oliveira Filho, a iniciativa do Projeto se deu pela grande necessidade de ampliar o contato da população com os trabalhos e ações do legislativo, uma vontade antiga que agora pode ser concretizada. "A população pode navegar pela grande rede, até ao ar livre. Seja para interagir melhor com a vida do Legislativo, trabalho ou lazer, ficou ainda mais fácil para o Ituiutabano se conectar com o mundo" . O Lançamento Oficial acontece hoje 02/03/2020, durante a sessão, às 18:00 no Plenário da Câmara de Ituiutaba. Câmara Municipal de Ituiutaba Transparência, Trabalho e Conectividade.

Câmara Lança hoje Projeto “Câmara Conecta”. - Leia mais…

Câmara cria projeto para melhorar o acesso da população aos trabalhos da casa.

Câmara cria projeto para melhorar o acesso da população aos trabalhos da casa.

por ttb — última modificação 27/02/2020 13h37

Em um mundo conectado virtualmente, as informações ganham agilidade e chegam de forma simples a vida das pessoas. Para acompanhar essa evolução a Câmara Municipal de Ituiutaba desenvolve o projeto “Câmara Conecta”. Com acesso ao wifi a população poderá se conectar a diferentes áreas do legislativo,utilizando a área da Praça Cônego Ângelo, onde está o plenário, o usuário do sistema terá acesso 24 horas por dia. O sistema está hoje em fase de teste e será de fácil acesso e possibilitará que a população tenha informações de processos, ouvidoria,pauta das reuniões, tira dúvidas entre outros serviços. Tão logo o sistema seja validado,segundo o responsável pela instalação na próxima semana será feita a divulgação oficial das informações, inclusive com o passo a passo do acesso! Com esse trabalho o Presidente Francisco Tomaz Oliveira Filho, acredita uma maior interação com a vida do Legislativo, facilitará ainda mais para o Ituiutabano se conectar com o mundo.

Câmara cria projeto para melhorar o acesso da população aos trabalhos da casa. - Leia mais…

Fevereiro Roxo E Laranja: Campanha Conscientiza Sobre Prevenção A Quatro Doenças

Fevereiro Roxo E Laranja: Campanha Conscientiza Sobre Prevenção A Quatro Doenças

por ttb — última modificação 13/02/2020 14h03

FEVEREIRO ROXO Essa campanha engloba três doenças que, à primeira vista, são muito diferentes entre si, exceto por um detalhe: nenhuma das três tem cura. A iniciativa une a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer sob o lema Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto. Já ouviu falar nessas enfermidades? Confira as principais características de cada uma delas a seguir: LÚPUS O que é? Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas. Quais os sintomas? Confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga. MAL DE ALZHEIMER O que é? Doença degenerativa que destrói as células cerebrais. Quais os sintomas? Perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia. FIBROMIALGIA O que é? Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo. Quais os sintomas? Dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória. FEVEREIRO LARANJA A iniciativa tem o objetivo de prevenir a leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções. Com causas desconhecidas, a doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são boas — as chances de se recuperar chegam a 90%, caso seja diagnosticada nos estágios iniciais. Para que isso seja possível, é necessário ficar atento a alguns sinais de alerta: Os principais sintomas de leucemia são: • Dores nas articulações e nos ossos; • Febre persistente, sem razão aparente; • Infecções frequentes; • Sangramento nasal e na gengiva; • Perda de peso involuntária; • Surgimento repentino de hematomas no corpo; • Tontura frequente.

Fevereiro Roxo E Laranja: Campanha Conscientiza Sobre Prevenção A Quatro Doenças - Leia mais…

Presidente da Câmara Municipal anuncia suspensão da aplicação de multas de trânsito.

Presidente da Câmara Municipal anuncia suspensão da aplicação de multas de trânsito.

por ttb — última modificação 12/02/2020 08h41

Diante de inúmeras reclamações que chegaram ao legislativo e inclusive ao gabinete do Presidente da Câmara Vereador Francisco Tomaz Oliveira Filho ( Chiquinho) onde motoristas questionavam a criação de um terceiro turno de fiscalização dos Agentes de Trânsito e as multas aplicadas em toda cidade, em media 3,8 por noite, trabalho até então realizado na área central que se estende agora aos bairros. Em visita a Câmara Municipal em sessão da semana passada Odeemes Braz dos Santos, Secretário de Trânsito e Transporte respondeu questionamentos sobre assunto. Preocupado com falta de divulgação de tal ação e o alto índice de multas, Vereador Chiquinho se reuniu com Secretário para buscar uma solução para o problema. Ao fim do encontro ficou definido que desde ontem, 11/02/2020, não serão emitidas multas pelos agentes de Trânsito no período noturno, ou seja, após as 18:00 hs, ficando a cargo apenas da Policia Militar tal serviço. Os agentes farão o trabalho de educação e orientação. Presidente deixou claro durante a coletiva de imprensa, "Não estamos levantando bandeira para impunidade, mas diante de tantas reclamações, procuramos através do dialogo chegar a um consenso, para que a população não seja sacrificada, mas que um trabalho de conscientização seja feito para educação no trânsito. Pois acreditamos que seja esse um trabalho muito importante desenvolvido pela Secretaria de Trânsito e Transporte. O presidente da Câmara se diz satisfeito pela abertura dada pelo Secretário de Trânsito Odeemes Braz para o diálogo e acredita que tenha sido a melhor decisão. Chiquinho ressalta ainda que tal medida não autoriza o desrespeito as leis de trânsito e que qualquer irregularidade poderá ser autuada pela Polícia militar, assim como o cidadão fica livre para questionar judicialmente tal ato. Segundo ele a democracia deve imperar para que haja de verdade um sociedade livre e organizada.

Presidente da Câmara Municipal anuncia suspensão da aplicação de multas de trânsito. - Leia mais…

Agenda - Projeto  "Respeito ao Meio Ambiente - Peça Teatral A Mãe Terra Chora

Agenda - Projeto "Respeito ao Meio Ambiente - Peça Teatral A Mãe Terra Chora

por ttb — última modificação 07/02/2020 18h59

MÊS FEVEREIRO DIA 10 Local:Conservatório Estadual de Música 08h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora " 9h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 10h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora " 11h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora " DIA 11 Local: Conservatório Estadual de Música 08h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 9h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 10h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 11h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" DIA 12 Local: Conservatório Estadual de Música 08h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 9h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 10h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 11h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" DIA 13 Local: Conservatório Estadual de Música 08h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 9h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 10h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora" 11h: Apresentação da peça teatral "A Mãe Terra Chora"

Agenda - Projeto "Respeito ao Meio Ambiente - Peça Teatral A Mãe Terra Chora - Leia mais…

 

 

 

 

 

 

« Setembro 2020 »
month-9
Do Se Te Qu Qu Se Sa
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3